29/09/2015 Para não atrapalhar os estudos, internet deve ser negociada
Para não atrapalhar os estudos, internet deve ser negociada. Crianças não devem passar o dia em frente à tv ou ao computador
Oferecimento GNT/ Texto: Renata Demôro
Além da escola e de atividades extracurriculares, a rotina infantil também inclui horas em frente à TV e ao computador. Estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) com crianças de 5 a 9 anos mostrou que 21% dos pais não controla nem restringe o uso da internet pelos filhos. A pesquisa também apontou que 90% das crianças entrevistadas utilizam a rede para acessar jogos online. A educadora Andrea Ramal diz que o ideal não é proibir, mas negociar.
“Uma rotina saudável deve incluir estudos, esportes e atividades ao ar livre. Para não prejudicar o desenvolvimento intelectual dos filhos, os pais devem determinar quanto tempo por dia as crianças podem ver TV ou navegar na internet, além de acompanhar o conteúdo que eles absorvem. Se as notas caírem, esse tempo deve ser renegociado”, diz a educadora.
Pais não devem proibir tudo, mas é preciso estabelecer limites.
Andrea lembra que os extremos devem ser evitados, mas é preciso impor limites. “Crianças e adolescentes precisam aprender a se autogerenciar para que se tornem adultos saudáveis e inteligentes. Nada melhor do que uma boa conversa para determinar o que é permitido, estimulando a proatividade dos filhos”, finaliza Andrea.