POR DENTRO
NOTÍCIAS
ARTIGOS E PUBLICAÇÕES
LIVROS
VÍDEOS

 
14/11/2022
A geração dependente de tecnologia digital



Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2021, 22,3 milhões dos brasileiros com idades entre nove e 17 anos são usuários de internet. São 93% das pessoas nessa faixa etária, um índice maior do que a média da população (85%). Os efeitos do uso excessivo ou indevido entre adolescentes já chegam aos consultórios e núcleos de atendimento especializados. Os casos incluem a história de uma adolescente induzida à subnutrição pelas redes sociais, além de dezenas de pacientes com graves dificuldades de interação pessoal e de lidar com contextos reais. E as estatísticas deixam de fora cerca de 30 milhões de crianças, que, na prática, também estão expostas a produtos digitais.

“Deixar as crianças e adolescentes sem mediação é como ficar sentado à beira de um vulcão esperando o que vai acontecer. Criança não é miniadulto e a exposição às telas influencia de forma diferente o comportamento”, adverte Evelyn Eisenstein, coordenadora do GT de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “Os malefícios vêm por uma porta que se abre por dentro. Os pais entregam celulares e tablets para crianças sem saber como isso afeta o desenvolvimento das interações e da linguagem”, observa Cristiano Nabuco, coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do Ipq-HC-FMUSP.

Pediatras, psicólogos e neurocientistas, como mostram as recomendações das sociedades científicas, são praticamente unânimes em descartar o uso de dispositivos eletrônicos por crianças de até três anos. Em vez de simplesmente ‘acalmar’, esses produtos concorrem por recursos mentais na hora em que o indivíduo mais precisa deles para se desenvolver. “O gatinho na tela é feito para reter toda a curiosidade e a criança deixa de olhar o resto”, nota a pediatra Evelyn. Para as demais faixas etárias, os manuais da SBP escalonam limites de uso.

“Temos que ter marcos legais que responsabilizem as empresas. Os algoritmos estão fora de controle”, diz a coordenadora da Sociedade Brasileira de Pediatria, Evelyn Eisenstein

Clique aqui, veja a matéria completa

FAÇA PARTE
Venha fazer parte de nossa rede, inscreva-se e receba nossas notícias e descontos em nossos cursos e eventos!
NOSSOS PARCEIROS
Rua Bambina, 124 - Sala 203 - Botafogo
Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2539-0048
contato@essemundodigital.com.br

Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com